centauros feridos

Blog que relaciona arte, movimento e cura.

h

Ventre Livre

Leave a comment

VENTRE LIVRE (2012)

Art Rio, Rio de Janeiro, Brasil

Curadoria de Raphael Castoriano / KREEMART

A performance Ventre Livre é um desdobramento de pintura, na qual duas mulheres religiosas leem um livro sagrado e tem suas entranhas abertas e conectadas. Durante o ritual, o público é convidado a partilhar o bolo em formato de intestino, evocando a simbologia da conexão através dos órgãos vicerais e da sabedoria proveniente não das leis dogmáticas, mas do espectro animal
irracional.

O sistema gastro intestinal possui o mesmo número de neurônios da medula espinhal, cerca de 100 milhões de neurônios e compreende uma ferramenta de interação com o mundo, muitas vezes deixada de lado e suprimidas em detrimento da razão.

Na performance há uma terceira figura feminina que utiliza um chapéu em formato de igreja espelhada escondendo seu cabelo, símbolo da natureza incontrolável e de conexão com Deus em muitas religiões.  A igreja, assim como os livros, representa os organismos sociais incumbidos de  propagar leis para o condicionamento do irracional e que podem, por sua vez, tolher mecanismos naturais de expressão e conexão humana.

ver também <http://doitschinoff.com/ventre-livre.html&gt;

Author: roda de cura

Um artista de dança interessado em arte, movimento e cura (vista de modo bem amplo). A former dancer interested in art, movement, and cure (seen in a very wide way).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s